sábado, 7 de abril de 2012

O ESPANHOL COMO SEGUNDA LÍNGUA: PORTUGUÊS




É provável que  o interesse em adquirir uma segunda língua,  a toda pressa, seja o resultado da necessidade de comunicar-se em negócios, deslocações, relações sociais, emigração. Em estes casos a prontidao na aquisiçao é muito importante. Em segundo plano ficaria o estudo instituído entre governos e a curiosidade ou afetividade que tenha recebido o futuro estudante das pessoas que falavam a língua escolhida.
As primeiras noçoes que a professora tem que  saber trasmitir quando insina uma segunda língua é o seu uso prático, imediato e divertido fomentando  e demostrando, com exemplos, que  estudar  um novo idioma nao é difícil.  
Quem divulga a dificuldade no aprendizagem de uma língua presta pouco serviço à mesma. Jamais escutarás a mães, avós ou  a boas professoras dizer à menina: que difícil é! Pelo contrário, se queremos divulgar um idioma façamos propaganda em positivo! Principalmente, finca-pé, nas vantagens de poder-se comunicar em diferentes paises do mundo, a importância do idioma nas relaçoes comerciais, amistosas, sentimentais… Nunca nas dificuldades!
Entre línguas romances o primeiro a insinar são suas semelhanças semânticas e diferenças gráficas junto  às exceçoes da norma. Neste primeiro contato com a segunda língua, oferecemos a o aprendiz um instrumento prático e imediato na aquisiçao de vocabulário e aprendizagem da ortografia. In situ e sem conversa fiada !
Se, a pessoa está imersa no idioma facilitaremos a sua pronta percepção, entendimento e memorizaçao, e se não, também. Porque o estudante tem sua própia língua como referência associativa e comparativa.
É aconchegante apreciar como o aluno fica maravilhado ao poder comprovar que nao é tao difícil  estudar uma segunda língua. Durante os exercicios a classe se trasforma em um divertido carrussel de coincidências e diferenças provocando nos estudantes e professora uma dinamica corrente de empatia e de colaboraçao.
Eu estava quase esquecendo de recomendar que para aprender qualquer idioma, é muito importante perder a vergonha! Posso asegurar que eu sou um vivo e direto exemplo! O meu maior desejo é comunicar as minhas propias experiências. Reconheço os, “horrores”, que faço naqueles idiomas nos que  penso e escrevo, porém,  consigo comunicarme e trasmitir a essência. 

O espanhol como segunda língua: Imersão e rápida aquisiçao de vocabulário.

1- Grafías:
/h/>/f/
Verbos:
/h/>/f/  hacer>fazer.
Hablar>falar. Heder>feder. Herrar>ferrar. Herir>ferir. Hervir>ferver.
Substantivos:
Hacienda>fazenda. Hada>fada, Harina>farinha
Adjetivo
Hermoso>formoso

/ll/>ch/: inicio de palavra
Verbos:
Llamar>chamar *Llevar>levar
Llorar>chorar. Llover>chover
Substantivos:
Llave>chave. Lluvia>chuva
Adjetivos:
Lleno>cheio

/ll/>/l/: Final de palavra *Rallar>ralar
Cabello> cabelo. Caballo>cavalo. Camello>camelo. Castillo>castelo Sello>selo Valle>vale
Adjetivos:
Amarillo>amarelo

/j/>/j/: Inicio de palavra
Jugar>Jogar
Juntar, justificar, juzgar

/j/>/lh/: Final de palavra
Verbos:
Mojar>molhar
Aconsejar>aconselhar. Trabajar>trabalhar. *Viajar>viajar
Substantivos:
Consejo>conselho

/ñ/>/nh/
Substantivos:
Castaña>castanha
Baño>banho. Contraseña>contraseña. Cuñado>cunhado.
Adjetivos:
Aliñado>alinhado.

*Exercicio: o corpo humano: ojos>olhos, cabellos>cabelos, orejas>orelhas, puños>punhos, uñas>unhas.

2- Sufixos:
/ación/>/açao/ asociación>associaçao

Verbos:
A maioría de verbos que finalizam em /ar/ formam sustantivos terminados em /ación/
Afirmar: afirmación>afirmaçao.
Clasificar: clasificación>classificaçao
Bonificar: bonificación>bonificaçao

Substantivos:
Aviación>aviaçao
Estación>staçao. Oración>oraçao. Sensación>sensaçao

Substantivos abstratos:
/a/>/ade/
Amistad>amizade
Fraternidad>fraternidade. Igualdad>igualdade. Libertad>liberdade

3- Ditongos:

/ie/>/e/ siete> sete
/ue/>/e/ nueve> nove

Números: Exercícios aplicaçao
Cardinais

Cero: Zero
Uno: Um
Dos: Dois
Tres: Três
Cuatro: Quatro
Cinco: Cinco
Seis: Seis
Siete: Sete
Ocho: Oito
Nueve: Nove
Diez: Dez

Ordinais

Primero: Primeiro
Segundo: Segundo
Tercero: Terceiro
Cuarto: Quarto
Quinto: Quinto
Sexto: Sesto
Séptimo: Sétimo
Octavo: Oitavo
Noveno: Nono
Décimo: Décimo

Os meses do ano

Enero: Janeiro
Febrero: Fevereiro
Marzo: Março
Abril: Avril
Mayo: Maio
Junio: Junho
Julio: Julho
Agosto: Agosto
Septiembre: Setembro
Octubre: Octobro
Noviembre: Novembro
Diciembre: Dezembro

Vocabulario: Dias da semana

Lunes: Segunda-feira
Martes: Terça-feira
Miércoles: Quarta-feira
Jueves: Quinta-feira
Viernes: Sexta-feira
Sábado: Sábado
Domingo: Domingo

Exercícios: Cancoes para diferentes idades

* “Yo tenía diez perritos”>“Eu tinha dez cachorinhos.”
Cançao infantil popular: números e animais.

* “Uno de enero dos de febrero”> “Primeiro de janeiro, dois de fevereiro”
Cançao popular: números e meses do ano.

* “Los números”> “Os números”
Autor: Celtas Cortos

* “Y nos dieron las diez” > “Já eram as dez”
Autor: Joaquín Sabina: números e os artígos indefinidos


María Evangelina Cobo Zaballa
Castro-Urdiales   (Cantabria)