martes, 21 de mayo de 2013

UMA EMIGRANTE ESPANHOLA EM AMÉRICA





Quando eu estive, em América, parecía como se eu estívesse no Brasil. O paisagem, sua gente…Fuiquei sabendo que Fwd.us esta recolhendo expeciências pessoais sobre a migraçao. *(1) Foi impossible resistir a tentaçao  de dar as minhas felicitaçoes e participar na idéia…
Eu estou muito agradecida ao povo brasileiro que nos abriu os braços e  acolheu-nos como a uma  mais da imensa familia.
Em lembrança de todo o que eu recibi daquela bendita terra e para ver  se as minhas saudades podem  servir para alguna coisinha…
O texto foi feito, diretamente, no “meu inglés”. Meu primeiro contato com a língua inglesa foi com a familia de Wilson, na Parada Inglesa, Sao Paulo. Entao eu tinha nove anos…Nossa! Estou ficando muito coroa, mesmo!
Vou procurar escrever o mesmo, em espanhol e em português. Se é que tenho tempo e os, "trolls", me deixam…

* Suspicious Minds
Elvis Presley



Nao/ é/ truque/
Nao/ nasci/ aqui/
Vou/ contar/ un/ pedaço/
Da/ minha/ vida/

Porque/ assim.../
O/ que/ é/ para/ mim/
Quando/ eu/ acabe/
 Você/ vai/ entender/


Fui/ emigrante/
No/ meu/ lindo/ Brasil/
Bordei/ sonhos/ e/ quimeras/
Em/ verde/ bandeira/

Se/ conheces/ alguém/
Emigrante/ também/
Sabe/ que/ a/ experiência/
É/  bem/ sincera/

Estou/ na/ Espanha/
Pra/ Espanha/ voltei/
Meio/ brasileira.../
Estou…chorando…

O/ que/ lá/ aprendí/
Nao/ pode-se/ esquecer/
Uma/ incrível/ uniao/
De/ idéias/ sem/ fronteiras/

Oh/ Solidaridade/
Altruísmo/ amor/ verdadeiro/
O eterno/ desejo/ de/ saber/  (Bis)
Mesmo/ estando/ longe/ sabes/
Nao/ traiçoarei/
Estou…chorando…

Um/ sol/ em/ plural/
Brilhando/ pra/ todos/
Sem/ exceçao/ de/ raças/
Ou/ de/ cores/

Uma/ emigrante/
Aprende/ que/ trabalhando/
Pode/ conseguir/
Aquilo/ que/ ela/ quiser/

Estas/ sao/
As/ experiências/
Perto/ de/ positivas/
Consciências/

Professoras/ vizinhas/
Brindaram/ suas/ ciências/
Rico/ bagagem/
Das/ suas/ herenças/

Nao/ esquecer/
Somos/ emigrantes/
Buscando / melhor/ vida/
E/ uma/ oportunidade/… … … …

(Segunda vez)
 
Suas/ gentes/ idioma/
Paisagens/ perfumes/
Sons/ história/ cançoes/
Religiao/ bandeira/

Foi/ maravilhoso/
Todos/ juntos/ alí/
Depois/ de/ tanto/ tempo/
Separados/

Vivimos/ em/ Sao/ Paulo/
E/ lá/ acheí/
Familias/ irlandesas/
Americanas/ e/ alemas…/

Ajudaram-me/  orientaram-me/
Na/ vida/ sempre/ direito/
E/ insinaram-me/ a/ pensar/
De/ outro/ jeito/

Em/ inglés/ português/
Alemao/ nas/ suas/ crenças/
Aparecida/ Maggy/ Phiro/ Pimenta…/

Minha/ infância/ livre/ brillante/
Em/ distinto/ engrenagem/
Motor/ de/ entes/ e/ mentes/
Aqui/ emigrante/ brasileira…/

(Bis)

Graças/ ao/ Brasil/
Aquarela/ de/ raças/
Sou/ capaz/ de/ sentir/
Uma/ visao / do/ mundo/

Amor/ conflitos/
Esperanças/ medos/
Alma/ preocupaçoes/
Desejos…/

Eu quero que você saiba...

Línguas/ sao/ portas/
Negocios/ amor/
Mais/ você/ sabe/
Abrirao/ melhor/

Eu quero que você saiba...

Pessoas/ bilíngües/
Bem/ preparadas/
Pra/ ser/ empaticas/
Desde/ a/ palavra/

Eu quero que você saiba...

Utis/ relaçoes/
Globalizaçao/
O/ gênio/ pronto/
Brotará/ baby/

Eu quero que você saiba...

Novas/ açoes/
Exteriores/ soluçoes/
Laços/ de/ uniao/
Com/ outras/ naçoes/

Eu quero que você saiba...

Europa/ alianças/ chuta/
Estao/ birutas/
Tao/ doidos/ como/  
As/ suas/ disculpas/

Eu quero que você saiba...

Más/ atuaçoes/
E/ envelhecendo/
Se/ nao/ temos/ seiva/ nova/  
Vamos/ recolher/  ventos/

Eu quero que você saiba...

Nova…seiva…sábio…alimento…Sábio…alimento…novas…idéias…Novas…idéias…fazem…dinheiro…É  Dom Dinheiro Poderoso Cavalheiro!... … …

María Evangelina Cobo Zaballa
Castro-Urdiales   (Cantabria)