martes, 2 de julio de 2013

JÁ TÁ BOM DE KIBON!





Sao personagens da televisao. Professor Bartolomeu Guimaraes, Coronel Limoeiro, Antonio Alfacinha… Sao creadores e artistas brasileiros. Manuel Nóbrega, Carlos Alberto Nóbrega, Chico Anysio. Ronald Golias…Sao programas de humor da minha época de emigrante em Sao Paulo, Brasil. Folias do Golias, Praça da Alegria…É impossível lembrar de todos os nomes, porém, nao esqueço do seu jeito de fazer crítica, sem mágoa ou ressentimento.
Nao sei bem  por que, sem chamar-lhes,  vieram  ao meu encontro. Foi assim… Eu estava lendo as noticías do Brasil. O artigo do jornal espanhol dizia que perguntaram à presidenta, Dilma Rousseff, por que, ela, nao tinha comparecido no Maracana… Eu fiquei tao brava pelo azedo da pergunta…
Entao como se fosse feitiço do Saci-Pererè apareceram alguns  personagens da televisao, e, sem licença fizeram  um, verdadeiro, bafafá cênico. Ronald Golias todo abafado dizia ao Carlos Alberto Nóbrega… “Eu vou responder pela presidenta…já tá bom… de kibon! Tadinha…” Nao, você nao vai responder nada, nao! Vai ficar calado! Respondia, Carlos Alberto. “Eu nao sou vira-lata!  Nao vou ficar calado vou chamar a turma e nós vamos fazer umas gracinhas. Entao, dois personagens entraram na cena com a famosa pergunta e resposta.
 -“Fanfa *(1)”
-“Sinhô”
O senhor sabe por que é que é que eu faço isso?
-“Ignoro”
Fizeram a representaçao três veces…
Depois, saiu do baúl das lembranças  o Coronel Limoeiro respondendo, eu  nao compareci porque “Isso me ama!” “Isso me ama! A continuaçao, Antonio Alfacinha, dizendo eu nao responderia… Só diria, “Aqui tem o meu cartao, Antonio Alfacinha a sua disposiçao”.
Também, veio aquele que quando ficava zangado só dizia…*(1)Manhanha... Manhanha... E para finalizar a sequência cênica surgiu um  que  repitia, sem parar, só tem tan-ta...só tem tan-ta...só tem tan-ta... Voltei a realidade com um sorriso na alma e uma saudade doida. Nao ha melhor remédio para calmar uma dor que tirar umas risadas sem rubor!

* Professor Bartolomeu Guimaraes
Carlos Alberto Nóbrega
Ronald Golias
http://www.youtube.com/watch?v=wTm6ag2yuuI


*(1) Nao conseguí achar na red  nem o Fanfa nem o Manhanha, será que estao censurados?

María Evangelina Cobo Zaballa
Castro-Urdiales   (Cantabria)